sábado, 30 de agosto de 2014

Elementos Filtrantes PoliTubos

A idéia do feixe já foi exaustivamente explorada ao longo da história. Até Benito Mussolini, adotou como símbolo de seu governo "il fascio", e remete a velha história que você não quebra um aglomerado de gravetos, mas pode sim, quebrá-los um por um.

Na filtração de membranas, esta idéia é utilizada. Devido a baixíssima permeabilidade das membranas, áreas quilométricas são necessárias para uma vazão razoável. Então milhares de fibras ocas são justapostas, somando uma grande área.
Assim chegamos ao meio termo, e a PNEUMOTRONIC desenvolveu cartuchos filtrantes PoliTubos.

A ideia é equilibrar o diâmetros dos tubos, a quantidade deles, e a área filtrante derivada de todos eles. Assim, mantendo-se a mesma taxa de filtração, com uma área maior, conseguimos vidas úteis dos cartuchos PoliTubos muito superiores. Duram de duas a mais de três vezes  que os cartuchos convencionais.















Para entender melhor o texto, algumas definições básicas:

área filtrante:  como o próprio nome já diz, é a área superficial de um meio filtrante, perpendicular ao fluxo do fluído que está sendo filtrado

capacidade de retenção: é o limite de retenção do meio filtrante, é a menor partícula sólida que este meio consegue reter. Normalmente especificado em microns .

cartucho filtrante tradicional
cartucho filtrante: corpos cilíndricos com estrutura porosa, feitos de fibras celulósicas ou de plástico micro-poroso,  ou de metais sinterizados, ou de cerâmica, utilizados para filtração. Normalmente estes cartuchos tem o sentido de filtração de fora para dentro. Então a área filtrante é calculada tomando-se o raio externo do cartucho.

taxa de filtração: é a vazão em m3/h que cada metro quadrado de área filtrante suporta. Entende-se que a vazão é perpendicular a área de filtração. Normalmente especificada em m3/m2 h.

filtração de superfície: filtração onde apenas a superfície da midia filtrante retem os particulados. Por exemplo, uma peneira

filtração de profundidade: filtração em que o meio filtrante tem uma espessura milhares de vezes o tamanho da partícula a ser retida, onde toda a espessura tem a função de reter partículas. Já explicado aqui, em uma postagem anterior.


permeabilidade: facilidade de passagem do fluxo por um meio filtrante. Relaciona a taxa de filtração  ao diferencial de pressão entre as duas faces do meio filtrante, a face de entrada e a face de saída do fluxo.


PNEUMOTRONIC oferece ao mercado vários tipos de elementos filtrantes PoliTubos,  para as mais diversas aplicações. Ampla faixa de capacidades de retenção, desde 100  até 1 micron. As alturas disponíveis vão desde 1/2 altura padrão ( 4 7/8 " ), altura padrão ( 9 3/4") até 3 alturas ( 29 1/4 " ).


Alguns modelos de elementos filtrantes PoliTubos fabricados pela PNEUMOTRONIC
Testes efetuados, mostram a diferença entre um cartucho tradicional e um elemento PoliTubos, mostrado no gráfico abaixo:
perda de pressão na passagem pelo elemento filtrante, em função da vazão

Utilizou-se um jig de filtração, e vários pontos das curvas foram obtidos e lançados no gráfico.
Para o jig montado, o filtro deveria suportar uma vazão de até 90 lit/min.

Porém, para o cartucho tradicional, a pressão começa a subir acentuadamente a partir já da metade desta vazão nominal, certificando que o elemento filtrante PoliTubos é a solução ótima para operações de filtração.

Todo filtro "entope". Filtro que não "entope" é filtro que não está funcionando.  Portanto, o que deve ser procurado é aumentar a vida útil do filtro, aumentar o período entre trocas de elementos filtrantes. E o elemento filtrante PoliTubos cumpre bem esta tarefa.

Saiba mais no site da PNEUMOTRONIC







Nenhum comentário:

Postar um comentário