Sempre acreditamos que utilizando água mineral, estamos garantidos em termos de qualidade de água potável. Ledo engano, se diversos cuidados não forem tomados.
O primeiro cuidado é somente adquirir água mineral em garrafões retornáveis de fornecedores idôneos. Como estes garrafões vão e voltam diversas vezes, a lavagem que o engarrafador efetua, deve ser muito criteriosa. Evite águas mais baratas, pois a concorrência neste produto é acirrada, e preço muito baixo pode indicar critérios mais frouxos. Verifique se o selo está integro, garantindo a procedência da água.
O próximo cuidado é na colocação do garrafão no bebedouro. Após retirar o lacre, limpe a superfície do garrafão com um pano com álcool, retirando todo o pó e sujidades que tenham se acumulado sobre o garrafão. Lembre-se que este garrafão viajou centenas de quilometros em um caminhão, e depois ficou estocado no distribuidor, exposto a pó e insetos. Limpe a borda de apoio do garrafão no bebedouro. Somente então, retire a tampa, e instale o garrafão.
Se você acha que os cuidados necessários terminam por aí, mais um engano!
Água mineral provem de nascentes, e em muitos casos de poços artesianos. Em ambos os casos, algum material é arrastado. Se o engarrafador não efetua uma filtragem final da água ( também chamado de polimento ), algumas partículas sólidas microscópicas estarão presentes na água mineral. Durante a noite, quando não há uso do bebedouro, estas partículas vão sedimentando no fundo do seu bebedouro. Algum tempo depois a situação é esta:
É chegada a hora de efetuar uma limpeza no seu bebedouro.
Esta limpeza é necessária para evitar que fungos e bactérias encontrem em seu bebedouro um ambiente aconchegante para se reproduzirem.
Comece com uma "limpeza mecânica", esfregando vigorosamente com um pano tipo "Perfex", para remover todo o depósito, por menor que ele seja.
Prepare uma solução esterilizante, utilizando simplesmente "Candida" que é uma solução de hipoclorito de sódio, com forte poder de limpeza.
Em um frasco limpo de 2 litros ( pode ser de refrigerante ) adicione 20 ml de cândida ( 3 a 4 colheres de sopa ).
Jogue esta solução no bebedouro e deixe agir por pelo menos 1 hora.
Escoe o bebedouro, prepare outra solução igual a primeira e repita a operação.
Faça o escoamento pelas duas torneiras, para evitar que se formem acúmulos no encanamento do bebedouro
No final, seu bebedouro deve parecer tal qual novo.
Repita este procedimento de limpeza a cada 3 ou 4 meses. É aconselhavel. Divulgue para conhecidos e amigos.
Hoje em dia, os garrafões tem prazo de validade, que deve estar marcado, normalmente no fundo dele. Verifique, e se for o caso, devolva o garrafão vencido, sem utilizá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário