quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Comparando elementos filtrantes com diferentes estruturas

Resolvemos testar elementos filtrantes da PNEUMOTRONIC, produzidos em plástico micro-poroso sinterizado e elementos filtrantes de fibras de polipropileno,  produzidos através do processo chamado de blown-melt.

A intenção é desmistificar o poder de filtração do plástico micro-poroso frente aos elementos filtrantes de fibras de PP, que hoje invadem o mercado, principalmente com produtos de origem chinesa.

Levando em conta que ambos são elementos de filtração de profundidade, é possível realizar uma comparação plenamente válida entre os dois filtros.

Os elementos são mostrados abaixo:

Elemento de 9 3/4" padrão, com capacidade de retenção de 1 micron

Utilizamos um elemento de nossa fabricação, de mesmo tamanho (9 3/4") e capacidade de retenção de 10 microns .Siga este link para saber mais sobre este elemento
Elemento filtrante politubos, com capacidade de retenção de 10 microns

O teste foi realizado com a intenção de comprovar, através de meios práticos, se a capacidade de retenção dos elementos filtrantes de fibra estava de acordo com o que é apresentado em sua embalagem.

A ideia do teste foi colocar o elemento de fibra de PP na 1ª etapa do sistema de filtração e um elemento filtrante PNEUMOTRONIC na 2ª etapa. Desta forma, esperava-se que o elemento de fibra recebesse toda a sujeira presente na água e que o elemento filtrante PNEUMOTRONIC não fosse contaminado com impurezas. Afinal, os elementos de fibra utilizados alegavam possuir maior capacidade de retenção (1 micron), quando comparados com os nossos elementos filtrantes (10 microns).

O dispositivo de testes pode ser visto na foto abaixo:


A água fornecida pela concessionária na nossa região contém elevado teor de sólidos dissolvidos. O que a torna apropriada para os testes, mas péssima para a utilização dos moradores....

Após cerca de 4 horas de testes e aproximadamente 1000 litros de água filtrada, o resultado foi este:


Os elementos filtrantes ficaram com o seguinte aspecto:



Fica evidente que o elemento de 1 micron foi ineficaz, tendo em vista que o elemento filtrante PNEUMOTRONIC apresentou maior retenção de sólidos, mesmo após a pré filtragem realizada pelo elemento de fibra.


Os resultados também apresentam coerência em relação à queda de pressão sofrida em cada filtro, onde nota-se uma queda de pressão maior no elemento de 10 microns, sendo que o esperado era exatamente o contrário.


Na foto abaixo, são apresentadas três micrografias realizadas em um microscópio eletrônico de varredura de um elemento filtrante PNEUMOTRONIC com capacidade de filtração de 10 microns, em três ampliações diferentes.
A explicação é muito simples: como vemos nas micrografias abaixo, os poros dos elementos filtrantes sinterizados são coerentes no plástico micro-poroso e apresentam boa uniformidade. Isto garante a precisão e qualidade na capacidade de retenção dos elementos filtrantes PNEUMOTRONIC.


Portanto, foi possível concluir a superioridade na capacidade de filtração do plástico micro-poroso diante de seus concorrentes de fibras.

É preciso ter-se em conta a responsabilidade do processo de filtração ao se empregar elementos filtrantes de qualidade duvidosa.

Com isto, deixamos a seguinte ideia para processos de filtração: FILTRO QUE NÃO ENTOPE É FILTRO QUE NÃO FUNCIONA.......

Saiba mais sobre filtração neste outro artigo:
Filtração de superfície x filtração de profundidade