quarta-feira, 3 de julho de 2013

Coleta e aproveitamento de águas pluviais

Tema em pauta atualmente, a coleta de água da chuva é cada vez mais estudado.  Tal fato se comprova até pela publicação da norma brasileira sobre o assunto.
Vamos analisar o tema sob a ótica da ABNT. 
A norma ABNT 15.527 estabelece critérios para a coleta de água de chuva. Ligadas a esta norma, participam várias outras normas, auxiliares, cada uma abordando um assunto:


Esta norma estabelece critérios para a concepção e o dimensionamento de um sistema de coleta de água de chuva de coberturas de áreas urbanas.  No âmbito desta norma, várias outras normas a complementam, de forma a formar um sistema equilibrado.
Orienta sobre  os parâmetros da qualidade da água a serem seguidos.
Mas o mais importante é a descrição dos métodos de cálculos para o dimensionamento dos reservatórios, em função da área de captação, e outros parâmetros.







Intimamente ligada a norma 15.527, a norma 10844 determina exigências e critérios para a coleta e drenagem de águas pluviais em coberturas de edifícios.
Descreve métodos de cálculo para calhas e condutores verticais e horizontais. Auxilia no dimensionamento dos condutores horizontais, em função da declividade. Por fim traz uma tabela de intensidade pluviométrica de algumas localidades brasileiras.







Já a ABNT 10843, junto com a NBR 5680,  especificam as características técnicas dos tubos de PVC rígido para as instalações prediais de águas pluviais.




A norma 12213 estabelece critérios para o projeto de captação de águas de superfície, como rios açudes, represas. Não tem grande afinidade com a captação de água de chuva, mas dá alguns dados técnicos e critérios de dimensionamento.






Já a norma NBR 12214 orienta para o projeto de bombeamento desta água coletada. Não é uma norma diretamente ligada a coleta de águas pluviais, visto que nem sempre estas serão bombeadas.  Descreve todo o cálculo hidráulico para a sucção de uma bomba, o circuito hidráulico e perdas de carga na tubulação.



A norma NBR 12217 orienta no projeto de reservatórios, descrevendo todos os detalhes construtivos, os vários componentes de um reservatório e até normas de segurança.




Complementado a NBR 12217, a NBR 5626 estabelece critérios para o projeto do sistema de distribuição de água, a limpeza e manutenção de reservatórios de água .





Deste modo, o projeto de um sistema de coleta e aproveitamento de água pluvial contemplaria as seguintes fases, amparadas pelas respectivas normas:


A PNEUMOTRONIC pode ajudar no dimensionamento do sistema de coleta e armazenamento de água da chuva,  e fornece soluções comprovadamente eficientes para a filtração desta água.